Santo Tirso comemora de novo "Dias das Camélias"
O evento decorre entre 17 e 18 de fevereiro na Fábrica de Santo Thyrso
A Fábrica de Santo Thyrso é o local de acolhimento desta iniciativa da Câmara Municipal que tem o propósito de promover esta que é conhecida como a "flor de inverno".
As camélias são originárias da Ásia, no início do século XIX e são também conhecidas como “rosas do Japão”.
Para além da mostra e de um concurso, que irá eleger a melhor camélia em exposição, haverá ainda uma série de atividades paralelas.
Dia 17 de fevereiro, pelas 15h00, tem início a exposição e o concurso. O evento, com entrada gratuita, pode ser visitado até às 18h00.
No domingo, 18, a exposição estará aberta entre as 11h00 e as 18h00, também com entrada gratuita.
A programação do Dia das Camélias envolve dois ateliês. O primeiro, entre as 16h00 e as 18h00, tem como foco o desenho e envolve a Escola Secundária D. Dinis.
Já no dia 18, domingo, o ateliê de poesia conta com a colaboração especial de Alice Coutinho, autora do livro de poesia “Sei das Palavras”.
A inscrição é obrigatória, mas gratuita, e deve ser feita na Loja Interativa de Turismo.
Mas para os mais ansiosos, nos dias 10 e 11 haverá uma apresentação do evento na Casa de Chá, no Parque D. Maria II. E a partir de dia 15, multiplicam-se as atividades com a organização de sessões de convívio à volta da história da camélia, que terá a colaboração da Escola Profissional Agrícola Conde de S. Bento e do Instituto Nun’Alvres, para além de outras associações, escolas e floristas do concelho.