StopMotion produz nova campanha "Portugal Chama"
A empresa tirsense é a responsável pela produção de vários spots de televisão, rádio e web que têm como objetivo sensibilizar a população para a diminuição de comportamentos de risco que possam provocar incêndios.
Concelho
13 MAR '24
Tempo de leitura: 3 min
Foi revelada, esta quarta-feira, 13 de março, a mais recente campanha "Portugal Chama", uma iniciativa composta por 11 spots de televisão, 15 de rádio e seis de web, todos produzidos pela empresa tirsense StopMotion. O objetivo principal dessa campanha é sensibilizar a população para a redução de comportamentos de risco que possam provocar incêndios.
Carlos Gomes, produtor e Diretor de Operações da StopMotion, começou por revelar à Santo Tirso TV que "foi uma experiência incrível liderar uma equipa multidisciplinar com alguns dos melhores técnicos do país", destacando a realização de "todas as gravações no concelho de Santo Tirso, em locais que fossem transversais e pudessem representar todas as regiões do país".
O responsável explicou ainda que "estiveram envolvidos no projeto cerca de 50 técnicos e mais de uma dezena de atores, numa articulação que nunca teria sido possível sem o empenho inexcedível de todos".
"Esperamos que as pessoas consigam assimilar a mensagem porque, acima de tudo, o que se pretende nesta campanha é que todos nós, coletivamente e individualmente, dêmos o nosso melhor para prevenir os incêndios, que são das maiores tragédias que sazonalmente e infelizmente temos que nos deparar. Agradecemos a confiança depositada em nós. Acreditamos ter feito um bom trabalho", concluiu.
Após o sucesso da campanha anterior, "Portugal Chama", que decorreu entre 2019 e 2023, a Agência para a Gestão Integrada de Fogos Rurais (AGIF) lança agora uma nova fase, prevista até 2026, mantendo a marca "Portugal Chama". No entanto, esta nova etapa pretende destacar que “a prevenção começa” em cada um dos portugueses.
Segundo informação avançada pela AGIF, o país reduziu em mais de metade os incêndios florestais em seis anos, conseguindo evitar cerca de 60.000.
Sensibilizar para os incêndios de origem acidental, nomeadamente com máquinas agrícolas, é também uma das pretensões da campanha, que vai distribuir materiais como canetas e calendários e divulgar conteúdos em outdoors, publicidade na rádio, jornais e televisões para chegar a um público-alvo mais específico, desde a pessoa de idade, ao jovem e até ao que usa o fogo inadvertidamente.
A apresentação da nova campanha “Portugal Chama 2024-2026” contou com a presença de diversos organismos públicos, incluindo o Ministro da Educação, João Costa, bem como vários agentes da proteção civil, nomeadamente a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil, GNR, Polícia Judiciária e Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF).
tags: Empresas , Santo Tirso , Incêndios , Prevenção , Stop Motion , Campanha , Nacional