Escoteiros de Santo Tirso fazem campanha contra abandono de animais
Ações de sensibilização permitiram angariar alimentos para a ASAAST e Patinhas Felinas.
No âmbito de uma vertente educativa dedicada ao envolvimento comunitário, os escoteiros de Santo Tirso escolheram este trimestre para realizar uma campanha a favor dos cães e gatos abandonados. Em parceria com a loja de rações naturais e treino para animais, Anima Animal, os jovens uniram esforços com a ASAAST e Patinhas Felinas para realizar ações positivas e angariar alimentos destinados a esses núcleos essenciais no concelho.
A primeira iniciativa consistiu na criação de pontos de recolha de alimentos, com um local na sede dos escoteiros e outro na Anima Animal. No dia de lançamento da campanha, os escoteiros participaram numa palestra elucidativa sobre o problema do abandono de animais e delinearam as próximas ações, que incluíram a divulgação através de cartazes, Facebook e Instagram.
Já a segunda ação foi a "Cãominhada", realizada em 27 de janeiro, onde muitos amigos de quatro patas se reuniram para um passeio desde a sede dos escoteiros, em Vila das Aves, até ao novo Parque do Verdeal. Naquele local, sob a orientação da treinadora Sofia Cruz da Anima Animal, os animais realizaram exercícios e receberam doações de alimentos.
No último domingo, 4 de fevereiro, os escoteiros contabilizaram um total de 170 kg de ração para cães e gatos. Demonstrando seu comprometimento, os jovens foram pessoalmente entregar as doações e visitar os animais. Pela manhã, visitaram as instalações da Patinhas Felinas, enquanto que à tarde estiveram na ASAAST, onde conheceram de perto o trabalho incansável realizado por essas instituições em prol da comunidade.