Abate de árvores na Avenida Soeiro Mendes da Maia gera contestação
Câmara Municipal de Santo Tirso justifica a situação e esclarece que serão substituidas "em número largamente superior".
O abate de cerca de 20 árvores na Avenida Soeiro Mendes da Maia, em Santo Tirso, está a gerar contestação da população e de partidos políticos. Contactada pela Santo Tirso TV, a Câmara Municipal esclarece que o abate surgiu no âmbito dos trabalhos complementares da obra "Adaptação dos Espaços Públicos da Cidade de Santo Tirso para a implementação do Plano de Mobilidade Urbana Sustentável (PMUS).
"Este abate aconteceu no âmbito de uma avaliação fitossanitária e estrutural das referidas árvores, cujo resultado recomendou o abate das mesmas devido à existência de risco para a segurança de pessoas e bens", explicou a autarquia, referindo que "a obra atualmente em curso prevê a substituição das árvores abatidas em número largamente superior, pelo que o número de árvores na Avenida Soeiro Mendes da Maia será duplicado".
Desta forma, ainda no âmbito da adaptação dos espaços públicos ao PMUS, o total de árvores existentes nas ruas e avenidas abrangidas pelo projeto "irá crescer de cerca de 150 para 211".